Você sabe o que é branding

O branding é a construção da identidade de sua marca e isto vai muito além da simples criação de um logotipo

Você sabe o que é branding

Ser visto, conquistar o coração do público e ser lembrado. Este é um bom resumo sobre como poderia ser a receita de sucesso de muitas marcas. Contudo, chegar a ela não é nada fácil. É preciso pesquisar seu mercado, entender o papel de sua empresa na sociedade e os objetivos do seu negócio para descobrir quais os sentimentos que sua marca pode despertar para, finalmente, atrair a lealdade dos consumidores. E neste processo, o branding tem um papel fundamental. Abaixo, você entenderá a importância do branding e como ele poderá proporcionar a conquista e fidelização do seu público. Confira nossas dicas sobre esta ferramenta fundamental e alcance o sucesso de seu produto ou serviço!

O que é branding?

“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando não está na sala.” Esta definição fantástica de Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, define de maneira simples e eficiente como o branding é essencial. O branding é a construção da identidade de sua marca e isto vai muito além da simples criação de um logotipo. É necessário transmitir de maneira eficiente a personalidade que dará sentido e força para a comunicação. Essa personalidade nasce na definição do papel da sua empresa na sociedade, cresce no estudo de posicionamento no mercado e é fortalecido diariamente na comunicação, que gera o vínculo com o consumidor, chegando até mesmo a influenciar estilos de vida. Vejamos como exemplo a Coca-Cola, que vende o conceito de felicidade por meio de seu produto. Sua personalidade tenta passar honestidade, ser genuína e familiar. É um atributo intangível que convida as pessoas a pertencerem a este grupo, influenciando diretamente na escolha de compra. Ou seja, o estudo e a aplicação do branding é o que cria identificação e diferenciação na entrega. Mesmo oferecendo um produto ou serviço similar ao que poderia ser encontrado em um concorrente. Com um bom branding, sua marca terá um posicionamento melhor definido para estar sempre à frente na memória do consumidor e se destacar ante a concorrência. Algo que começa já nos primeiros passos da criação de uma marca. Mas, o que é marca? A marca jamais poderá ser descrita com um componente único, como o logo, mascote ou nome. Ela é mais do que isto: é tudo o que faz com que as pessoas lembrem de sua empresa. Das cores a identidade verbal. “Os produtos são criados nas fábricas, a marca é criada na mente. ” (Walter Landor) As pessoas adquirem produtos não pela simples aquisição, mas pela afirmação de suas próprias ideias. Por isto, é preciso desenvolver uma identidade que agregue valor ao produto para aproximá-las e criar identificação. E será assim que a personalidade e posicionamento de sua marca serão transferidos para qualquer espaço onde estejam presentes. Uma marca consistente fortalece o produto e entrega ao público o que ele deseja. Soma intangibilidade, mas apresenta valor real.

Como o branding pode ajudar sua marca?

Uma marca só se torna forte com um branding bem definido. Entre os benefícios que esta ferramenta pode trazer, estão: – Investigação, criação e direcionamento da energia potencial de sua marca em ações de comunicação e marketing para conquistar e fidelizar o público; – Identificação com os consumidores, já que as pessoas preferem de fazer negócios com empresas que compartilham seus valores; – Aumento de valor da marca, que deve ser construído diariamente a cada relação com o público; – Criação de diferenciações da marca no mercado, oferecendo identificação com a personalidade e influência junto a grupos de consumidores; – Otimização de investimentos, com uma comunicação direcionada para alcançar o público de maneira assertiva; – Construção de cultura na gestão de negócio, ao fazer com que os próprios colaboradores sejam imersos e convivam com os valores culturais criados no branding e, assim, possam ser os primeiros promotores da marca no mercado. Com todos estes pontos e um estudo sério que começa na segmentação de mercado, passa pelas escolhas de cores, logo, assinatura, tom verbal, posicionamento e é fortalecido pelas ações de comunicação, sua marca, certamente, aproveitará muito bem os benefícios do branding para a conquista de mercado. Quer saber um pouco mais sobre branding e construção de marca? Acesse nosso site e confira alguns cases espetaculares!  

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