
1.0 Marca
Estratégia e Criação de Marcas
Marca é voz, aparência e consciência.
Ela vai definir como as pessoas se relacionam com a sua instituição e como percebem seus produtos e serviços. Uma marca de sucesso deve estar alinhada aos objetivos da instituição, as expectativas dos clientes, as demandas do mercado e tendências de comunicação. Nossa metodologia aborda todos esses pontos para construir marcas que inspiram e respiram.

1.1.1 Fundação da Marca
Investigando a sua instituição
O ponto inicial para o desenvolvimento de valor de marca. Vamos descobrir as características únicas da sua instituição e estudar a cultura organizacional para compreender qual imagem de marca desejamos projetar.
Vamos compreender seu negócio. Como sua empresa gera valor em contextos econômicos, culturais e sociais, seu plano de negócio, seus objetivos, expectativas e indicadores de performance.
Vamos reavaliar e descobrir a cultura organizacional e atributos para definir qual imagem queremos projetar para nossa instituição.
1.1.2. Insights de consumidores
Conhecendo seus públicos de interesse
Vamos descobrir as expectativas, necessidades e desejos de nossos públicos de interesse e investigar a imagem percebida da nossa marca.
Geração de relatório estratégico através do levantamento de dados da instituição e de fontes externas.
Pesquisa exploratoria com os públicos de interesse.
Pesquisa realizada través de formulários, com o objetivo de descobrir a imagem percebida da marca
Personagens fictícios desenvolvidos a partir das entrevistas e e pesquisa de percepção de marca. Os personagens são representações de nossos públicos de interesse.


1.1.3 Posicionamento de marca
Mapeando o seu mercado de atuação
Vamos desenhar um panorama do nosso mercado, concorrentes diretos e indiretos para evidenciar nossos diferenciais competitivos.
Estudo realizado para levantar padrões de comportamento e tendências de mercado.
Interação e análise de concorrentes para compreensão de posicionamento de mercado e experiência de consumo.
Mapeamento de concorrentes diretos e indiretos para definição de posicionamento de marca.
1.2.1. Plataforma de Marca
Nosso guia de comunicação
Vamos utilizar toda a informação coletada nas etapas anteriores para definir nosso pilares de comunicação.
Storytelling sobre como apresentamos nossa marca para a sociedade e mercado.
Guia conceitual e estratégico sobre como apresentamos as informações relacionadas a comunicação de nossa marca, como: Nossas mensagens principais, tom de voz, tagline e estilo de redação. Criando diferentes abordagens para cada buyer persona.
Símbolos e ideias que representam a nossa marca, moodboard e manifesto.
Analise de canais de comunicação e definição de como a marca vai se posicionar em cada cada canal. Implementação de ferramentas de comunicação.


1.2.1 Naming
Criando o nome da sua marca
O nome deve sintetizar todo o conceito criativo da marca, deve contar uma história em uma palavra só.
Não basta soar bem, um bom nome institucional deve ser carregado de significado. Realizamos um estudo semântico e etimológico do nome da sua instituição.
Buscamos nomes fáceis de memorizar e de escrever e de falar.
Realizamos pesquisa de disponibilidade na plataforma do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e o link para compra de domínio.
1.2.2 Identidade Visual
Vamos criar o universo visual da sua marca e as diretrizes para sua utilização.
Desenvolvimento ou redesign da representação gráfica de maior importância na comunicação de sua instituição.
Definição de tipografias, cores, guia visual, ícones e ilustrações, guia de interface de marca e Look & Feel para redes sociais.
Diretrizes de aplicação da identidade visual.
