você conhece a personalidade da sua marca?
Você já parou para pensar em como seria sua marca se ela fosse uma pessoa?
Como seria seu jeito de falar, seus movimentos e seu relacionamento para influenciar outras pessoas? Qual seria o seu papel social na comunidade? Essas respostas podem ser essenciais para entender como as pessoas veem sua empresa e o tipo de mensagem que ela está passando.
Por isto, criar uma identidade de marca que contemple a “Brand Persona” do seu negócio é fundamental.
Se você ainda não utiliza as ferramentas do branding, é hora repensar esta decisão. Em tempos onde o relacionamento com o consumidor define o sucesso do seu negócio, é preciso saber como gerar buzz, engajamento e fidelização.
Por isto, abaixo você poderá conferir os conceitos sobre o que é Branded Content, Brand Persona e como colocar isto em prática para alavancar a relação com seus clientes.
Aproveite nossas dicas e comece a dar voz à sua marca!
Como o Branded Content pode ajudar a sua marca
Sua marca vai muito além do que as pessoas veem. Ela deve despertar sentimentos e ações. Isto ocorre em qualquer interação, seja em uma propaganda em outdoor ou nas postagens em redes sociais.
Portanto, sua comunicação deve ser repleta de histórias que despertem valores afetivos para identificação com o consumidor.
Contudo, antes, é fundamental conhecer a alma de sua empresa para ter clareza em seu posicionamento.
Neste sentido, o Branded Content tem papel essencial para definir a personalidade na comunicação de sua marca no marketing digital ou offline.
A Brand Persona define estratégias para a criação de conteúdos de qualidade a fim de gerar empatia e relevância de acordo com crenças e valores pré-definidos.
Para isto, é preciso conhecer a fundo a própria marca, realizando pesquisas internas e externas. Assim, será possível analisar o que fazer não só pelo negócio, mas pela sociedade. É desta maneira que sua empresa despertará credibilidade nos produtos e serviços oferecidos.
Contudo, para que seu Brand Content tenha realmente efeito, é preciso de uma Brand Persona, como veremos adiante.
A Brand Persona é essencial para criar a personalidade de sua marca
A personalidade e as atitudes são os aspectos mais interessantes de uma pessoa. Com as marcas, não deve ser diferente. Elas devem deixar clara a mensagem que querem passar. Este é o papel da Brand Persona.
A identidade verbal que uma marca adota para falar com seu público é o chamado Content.
O emissor deste tom verbal, ou seja, a figura que representa a fala da marca, é chamada de
Brand Persona.
A construção de uma Brand Persona é essencial para humanizar a relação com o público.
Esta estratégia deve convidar o consumidor a sensação de pertencimento a um grupo.
Para alcançar este discurso, a construção da Brand Persona deve levar em consideração 4 elementos fundamentais:
- Constelação Semântica: são termos-chaves que dizem o que sua marca é. Devem ser consultados a cada comunicação ou interação com o público para manter consistência no posicionamento.
- Essência da marca: É a alma de uma marca. Também chamado de arquétipo. É a maneira como ela deseja contagiar seu público, Alguns exemplos práticos são a Disney, que se propõe a ser divertida, a Apple que se propõe a ser inovadora ou a Coca-Cola se propõe a gerar momentos felizes.
- Promessa de marca: É a ideia de que a marca irá oferecer algum benefício intangível ao cliente. Inspirar, confortar, ensinar e ajudar são algumas das ideias mais frequentes para gerar valor. Um exemplo é a promessa é quando a Malwee diz ser “Gostosa como um abraço”.
- Missão: Esta declaração deve ficar visível para todos os colaboradores e clientes. Ela ajudará a entender como a empresa enxerga o mundo, seus benefícios à comunidade e dará a direção correta para o futuro da marca.
Como construir uma Brand Persona para sua marca
Após pontuar as orientações anteriores e fazer pesquisas de mercado e público-alvo, é hora de criar a Brand Persona.
A primeira dica é criar um documento onde a vida de sua marca é contada como se ela fosse um personagem. É preciso mostrar a história do fundador, onde a empresa e a marca nasceram. Pense nos detalhes e na jornada que a fez chegar onde está.
Busque um profissional que mostre quais a cores e imagens representam melhor essa jornada.
Para dar voz a sua marca, estude seu público, saiba faixa etária, interesses em comum, procure saber o que ele quer e qual a melhor maneira de falar com ele.
Adote uma identidade verbal que transmita emoções em diálogos mais naturais possíveis.
Coloque estas definições em prática em testes junto ao público para perceber a aceitação da sua Brand Persona. Corrija e reforce os pontos necessários e siga construindo a imagem de sua marca.
Com todas estas dicas, você, certamente, terá perfeito domínio sobre sua marca e a mensagem que ela está passando. E, como resultado, perceberá melhor engajamento e ganho de valor junto ao consumidor.
Gostou de saber como dar voz à sua marca? Quer saber mais? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário.