Case: Marcos Frois

O trabalho de redesign envolve cuidados que vão muito além de mudanças visuais. É preciso alcançar e abraçar a história da empresa em questão para entender qual o melhor caminho para adaptar sua marca à linguagem atual do mercado.

Case: Marcos Frois

O trabalho de redesign envolve cuidados que vão muito além de mudanças visuais. É preciso alcançar e abraçar a história da empresa em questão para entender qual o melhor caminho para adaptar sua marca à linguagem atual do mercado.

Para que isso ocorra, é essencial ter como objetivo o equilíbrio de sensibilidade e racionalidade, buscando recursos criativos, mas, sem fugir da tradição do negócio.

Entre meus trabalhos no Macucolab, uma das experiências mais marcantes foi realizada em parceria com o arquiteto Marcos Frois, que desejava modernizar a marca de sua empresa para que a comunicação fosse padronizada.

Contudo, a simplicidade do objetivo não traduzia de fato o grau do desafio. O arquiteto carrega consigo mais de 25 anos de tradição de uma marca já familiarizada com seu público.

Por isso, era essencial fazer estudos para entender como manter sua força e ainda garantir consistência da nova aplicação em diferentes materiais e canais de comunicação.

E foi com este objetivo em mente que iniciei este desafio.

A trajetória da marca Marcos Frois

Para começar os estudos sobre como aplicar uma nova identidade, é essencial conhecer completamente a trajetória desta marca. Por isso, trouxe alguns detalhes essenciais que construíram a história de sucesso do arquiteto Marcos Frois.

Em 1978, Marcos Frois conclui o ensino médio como técnico em edificações e conhece a paixão pela construção civil.

Na década de 80, começa a ter suas primeiras experiências profissionais em escritórios de engenharia e passa em um concurso público como desenhista técnico do Departamento de Estradas e Rodagens (DER – SP).

No início dos anos 90 forma-se como Engenheiro Civil pela Faculdade Unoeste, iniciando sua carreira em Presidente Prudente, onde começa a trabalhar como autônomo e cria sua primeira identidade corporativa.

http://marcosfrois.com.br/wp/wp-content/uploads/2016/11/placas-mf1.jpg

A primeira identidade corporativa do Engenheiro Marcos Frois

Em 1998 tem sua primeira atuação como docente, lecionando nos cursos de Decoração e Segurança do Trabalho do SENAC.

Em 1999, tem uma forte experiência social atuando como engenheiro responsável na construção de 100 casas populares em projeto de mutirão.

Em 2002, faz a primeira mudança em sua identidade corporativa, optando por uma fonte manuscrita que remete ao cuidado do trabalho realizado, buscando mais aproximação com o público.

http://marcosfrois.com.br/wp/wp-content/uploads/2016/11/placas-mf2.jpg

Primeira mudança na identidade corporativa do Escritório Marcos Frois Engenharia

Em 2007, adiciona o termo arquiteto em sua marca que passa a ser Marcos Frois Arquitetura e Engenharia, aproximando-se daquela que seria sua identidade atual. Entretanto, a empresa sofre sem a padronização para inserção em diferentes canais de comunicação.

http://marcosfrois.com.br/wp/wp-content/uploads/2016/11/placas-mf4.jpg

Primeira placa definindo a nova nomenclatura do agora engenheiro e arquiteto Marcos Frois

Em 2015, após ver a importância que a padronização de sua marca traz para a comunicação, contrata o Macucolab para modernizar sua identidade, chegando à versão atual.

http://marcosfrois.com.br/wp/wp-content/uploads/2016/11/placas-mf5.jpg

Nova identidade adaptada e modernizada pela Macucolab

 Como modernizar a identidade de um profissional já consolidado

Minha principal preocupação com o redesign da identidade do escritório Marcos Frois Arquitetura, foi manter a fácil identificação que sua a marca carrega ao longo de seus mais de 25 anos de ótimos trabalhos reconhecidos pelo público.

O segundo ponto foi entender que a marca deveria manter evidente o estilo arquitetônico único, de maneira que sua aplicação pudesse ser consistente em cada detalhe do escritório – seja nos materiais administrativos ou em placas indicativas.

Isto personificaria o próprio arquiteto Marcos Fróis, reforçando, assim, a conexão de seus trabalhos junto a cada cliente.

Por fim, após muitos estudos, os elementos gráficos foram escolhidos de maneira que pudessem representar as características do escritório, bem como seus valores.

O processo de construção da nova marca Marcos Frois

Para a definição da nova identidade, o logotipo foi definido por dois elementos gráficos:

A assinatura Marcos Frois traz a exclusividade de cada projeto. A tipografia “Arquitetura”, foi escrita com a fonte Warnock, apresentando serifas elegantes em alusão a tradição e sofisticação dos projetos.

Desta maneira, o novo logotipo mantém a forma original, otimizando a simetria, coloração e detalhes na tipografia.

A utilização do logotipo pode ser feita ainda como assinatura sem a tipografia em materiais destinados à clientes que já estejam familiarizados com o escritório ou quando não houver espaço para as aplicações principais, ficando desta maneira:

Além disso, a nova construção de identidade foi tão bem aceita e consistente, que trouxe à tona um antigo sonho do arquiteto Marcos Frois: a de criar cursos de especialização para que outras pessoas possam encontrar nas profissões relacionadas à arquitetura e engenharia a realização de suas vidas. Foi assim que surgiu a MF Cursos. https://scontent.fssz2-1.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/12132599_1511316665854531_7736603509515178342_o.jpg?oh=31e198353da62476508ed5094c751f00&oe=59C291D3

Por fim, posso dizer que houve plena satisfação no resultado. Sua marca foi redesenhada de modo que pôde continuar conversando e inspirando seus colaboradores e clientes.

É deste modo que posso ressaltar, mais uma vez, a importância em atualizar a identidade de sua marca com o mercado atual sem que se distancie de suas características originais. E nisto, o trabalho de profissionais experientes faz toda a diferença.

Se a marca de sua empresa precisa ser atualizada para ser melhor compreendida, mostrar reposicionamento e se aproximar mais do público, deixe seu comentário abaixo ou entre em contato.

Será um imenso prazer ajudar sua empresa neste processo!

Você também pode se interessar por:

Rebranding Fibracotton

Fomos contratados para organizar e repaginar a comunicação de todas as empresas do grupo agrícola Fibracotton.

Rebranding e Website Real

Redesign da identidade e desenvolvimento de website para uma tradicional importadora de guarda-chuvas

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x